Abre alas que eu vou à Paris!

Certo, Paris não é São Paulo, Rio de Janeiro, nem Recife ou Olinda; Aqui, a cerveja não é “estupidamente gelada” e o mês de fevereiro não é verão. Mas calma, não se desespere! Aqui também tem carnaval e as celebrações carnavalescas da Cidade Luz dão muito o que falar em toda a França! Se você vem à Paris em fevereiro e estava achando que só ia passar frio, talvez esse post aqueça um pouco o seu coração.

Com origens que misturam práticas cristãs com rituais e celebrações pagãs, o Carnaval é um período de festa celebrado em diversos países das Américas e da Europa, normalmente entre os meses de fevereiro e março. Se a celebração no Brasil costuma se concentrar em uma semana específica de fevereiro ou março, as festividades aqui na França se estendem pelo calendário, com eventos que vão até o mês de julho! Entretanto, as festividades mais ligadas ao feriado religioso acontecem normalmente durante os meses de fevereiro e março. O famoso “Carnaval de Paris”, por exemplo, acontecerá no domingo, dia 23 de fevereiro deste ano.

As origens do “Carnaval de Paris”

Eis um evento que já atravessou, literalmente, séculos de história! Registros que datam do século XV já mencionavam festividades durante as quais indivíduos vestidos com disfarces inabituais saiam pelas ruas para celebrar a época que sucede o Dia de Reis e precede o começo da Quaresma. Porém, foi apenas alguns séculos depois que o evento começou a adquirir maiores proporções. As goguettes, pequenos grupos de menos de 20 integrantes que antes se juntavam em pequenos espaços para cantar e festejar, começaram a utilizar instrumentos musicais e a levar as celebrações mais íntimas às ruas, assim ocasionando um “boom” nas celebrações carnavalescas de rua no final do século XIX. Trabalhadores começaram a se unir, organizações começaram a se formar e mais investimentos públicos para a realização de desfiles e passeatas começaram a acontecer. Infelizmente, em meados do século XX, com o crescimento de conturbações políticas e conflitos mundiais, o Carnaval de Paris cai um pouco em esquecimento e é apenas na década de 90 que eventos, desfiles e celebrações importantes voltam às ruas de Paris e re-estabelecem as tradições que fazem parte dos costumes carnavalescos parisienses até hoje.

Quer saber mais sobre esses eventos? Vai estar em Paris por volta dessa época este ano e quer saber o que fazer? Reunimos para você os principais pontos da programação. Vale ressaltar que todos os eventos são gratuitos e abertos ao público!

Programação do Carnaval 2020

Domingo, 23 de fevereiro de 2020 – Carnaval de Paris – Você gosta de blocos de rua repletos de música, confetti, fantasias e animação? Então, esse evento é feito para você! Adultos, idosos e crianças estão todos convidados a participar do desfile que começará às 14h na Place Gambetta, praça localizada no 20° distrito. Às 17h, o desfile chegará à Place de la République, sua destinação final, onde a festa continuará até às 20h.

Gostou? Então, dá uma olhada como é:

Domingo, 22 de março de 2020 – La Mi-Carême – Um mês depois, o desfile da Mi-Carême (“meia quaresma”) toma conta das ruas de Paris. Conhecido também como o festival das “Reines de blanchisseuses” (“rainhas das lavadeiras”) ou ainda como o “Carnaval des femmes” (“carnaval das mulheres”), esse desfile promete muita risada e diversão! O “dress code”? Mulheres se vestem de rainhas e homens se vestem de mulheres. Não perca esse encontro divertidíssimo que começará à partir das 13h na Place du Châtelet.

Olha só, que bacana:

Julho de 2020 – Carnaval Tropical de Paris – Agora sim uma celebração do carnaval no verão! Fique atento.a para a data exata, pois normalmente durante a primeira semana do mês de julho de cada ano, a Av. Champs-Élysées se transforma em um verdadeiro paraíso tropical para homenagear as músicas e danças tradicionais provenientes não só do território francês, mas também das Antilhas e de países mais longínquos. Uma celebração de muita riqueza cultural que garante diversão à família inteira.

Não vai perder essa, não é?

Boa festa a todo.a.s!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *