Museus gratuitos em Paris

Você perdeu o famoso primeiro domingo do mês para visitar gratuitamente um museu de Paris? Pode ficar despreocupado.a, temos a solução para você! Aqui na França, os museus nacionais são gratuitos para os menores de 18 anos e para os residentes na Europa de menos de 26 anos. Que pena, já passou dos 26? Sinto muito… maaaaaaas também temos a solução! Uma pequena lista dos museus gratuitos todos os dias do ano e prometemos que ninguém verificará sua idade. Pode guardar esse segredo por muitos anos ainda!

Petit Palais – Pequeno Palácio

Joia arquitetônica de 1900, o Pequeno Palácio nos faz voltar na belle époque com sua exposição universal e seus 50 milhões de pessoas que se apressaram para admirar os novos tesouros construídos para a ocasião: o Grande Palácio, a ponte Alexandre III, a Roda Gigante e… o Pequeno Palácio, onde se encontra o Museu das Belas Artes. Hoje em dia, podemos contemplar obras de arte da Antiguidade até o fim do século 19. Você se encantará com os quadros de Gustave Courbet, Paul Cézanne, Renoir, os desenhos de Rembrandt, esculturas de Rodin, etc. Terminou a visita? Siga em direção do jardim do Pequeno Palácio, onde poderá tomar um café, um suco ou até mesmo comer (o café estará fechado até 15 de maio de 2019, abertura prevista dia 16 de maio de 2019).

Petit Palais
Aberto de terça a domingo das 10h00 às 18h00. Entrada gratuita para as coleções permanentes.
Avenida Winston Churchill – 75008 Paris
Metrô Champs Elysées Clémenceau
Tel. : +33 1 53 43 40 00

Casa do Victor Hugo

Entre no universo do escritor dos Miseráveis e de Notre-Dame-de-Paris, um apartamento de 280m2, onde o poeta viveu 16 anos da sua vida, de 1832 a 1848, na atual praça des Vosges – primeira praça real – no segundo andar do hotel particulier Rohan-Guémené. Você poderá percorrer a vida do artista ao entrar na ante-sala, nos salões, na sala de jantar, no escritório e no quarto do Victor Hugo, que faleceu aos 83 anos depois de ter visto todos os seus filhos morrer. Não esqueça de contemplar seus móveis e pertences. A visita é dividida em 3 partes: antes do seu exílio, durante e depois.

Maison de Victor Hugo
Aberto de terça a domingo das 10h00 às 18h00. A casa será fechada do dia 15 de abril de 2019 até março de 2020
6, Place des Vosges – 75004 Paris
Metrô Bastille
Tel. : +33 1 42 72 10 16

Memorial do Holocausto

Lá se vão 74 anos que a segunda guerra terminou e temos o dever de não esquecer os 6 milhões de assassinatos. Ao chegar no memorial, parei, sem voz, na frente dos 2700 nomes das pessoas que ajudaram a comunidade judaica na França correndo risco de vida. Entrei no museu e segui o percurso cronológico para entender melhor a história do povo judeu e como chegamos a tanto horror. Fotos, textos e filmes autobiográficos responderão às suas perguntas. Visita marcante mas obrigatória para nunca mais repetirmos tais atos.

Memorial de la Shoah
Aberto todos os dias exceto sábado
17, rue Geoffroy d’Asnier – 75004 Paris
Metrô Saint-Paul ou Pont Marie
Tel. : +33 1 42 77 44 72

Museu da Vida Romântica

Bem-vindo.a ao período do romantismo, uma época onde os intelectuais George Sand, Honoré de Balzac, Gustave Flaubert, Eugène Delacroix, Alfred de Musset, Frédéric Chopin, etc. se reuniam para falar de política, arte, história e criticar uma sociedade muito conservadora ao olhar deles. E é neste mundo que mergulhamos ao entrar no museu de la Vie Romantique no distrito 9. A antiga casa do pintor holandês Ary Scheffer é ainda hoje prova viva das grandes festas nas quais os grandes espíritos trocavam idéias. Ao entrar neste museu, você voltará ao século 19 e poderá admirar as coleções do pintor.

Museu da vida romântica
Aberto de terça a domingo das 10h00 às 18h00.
16, rue Chaptal – 75009 Paris
Metrô Saint Georges ou Pigalle
Tel. : +33 1 55 31 95 67

Museu de arte moderna de Paris

Se você é apaixonado.a por arte moderna, seu lugar é aqui! No museu de Arte Moderna da cidade de Paris, você encontrará os artistas mais famosos da arte moderna: Monet, Henri de Toulouse-Lautrec, Gustav Klimt, Henri Matisse, Modigliani, Robert Delaunay, Geroges Braque, etc. A asa leste do Palácio de Tókio é dedicada à arte moderna. Este movimento artístico cujo precursor foi Edouard Manet e os pintores impressionistas dos anos 1870 terminou na metade do século 20 com o nascimento do Pop Art.

Museu de Arte Moderna de Paris
Aberto de terça a domingo das 10h00 às 18h00.
11 Avenue du Président Wilson – 75116 Paris
Tel. : +33 1 53 67 40 00

Não se esqueça : a partir de janeiro de 2019 o Louvre se tornou gratuito no primeiro sábado de cada mês a partir de 18h00 até 22h00. 

Os museus seguintes permanecem gratuitos no primeiro domingo do mês :

  • Museu d’Orsay
  • Museu da L’Orangerie
  • Museu de Cluny – Idade Média
  • Museu do Quai Branly – artes primitivas
  • Museu Eugène Delacroix
  • Museu Rodin
  • Museu Picasso
  • Centro Pompidou – Museu de Arte Moderna

Boa visita 🙂

PS : Lembrando que se precisa de guia oficial para guiá-lo.a dentro dos museus, pode enviar um e-mail para: contato@paris-sensacional.com

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *